Zoomies: Gatos Frenéticos

Você sabe o que são zoomies? Se você tem um gato, provavelmente já presenciou um momento em que ele começa a correr descontroladamente pela casa, saltando nos móveis e fazendo curvas bruscas, com movimentos erráticos, sem motivo aparente. Esse comportamento doido é conhecido como zoomies, e embora pareça aleatório, ele tem explicações bastante interessantes e curiosas! O termo em inglês  “zoomies”, em tradução livre seria algo como “corrida frenética” ou “explosão de energia”.

O Que São os Zoomies?

O termo zoomies é usado para descrever esses surtos de energia súbita e intensa, cientificamente chamados de Frenetic Random Activity Periods (FRAPs). Eles geralmente acontecem no início da manhã ou tarde da noite, momentos que coincidem com os horários naturais de caça dos ancestrais selvagens dos felinos. Eles correm de um canto a outro, pulam no sofá, em móveis e depois param, como se nada tivesse acontecido.

Por Que os Gatos Têm Zoomies?

Existem várias razões pelas quais os felinos entram nesse estado de hiperatividade repentina:

  1. Acúmulo de Energia: Os gatos passam boa parte do dia dormindo, então os zoomies ajudam a gastar energia acumulada de maneira bastante rápida.
  2. Instinto de Caça: Mesmo sem precisar caçar para se alimentar, os gatos mantêm esse comportamento ativo, simulando perseguições e fugas imaginárias.
  3. Alívio Pós-Banheiro: Muitos tutores percebem que seus gatos correm logo após usar a caixa de areia. Isso pode ser uma resposta instintiva para se afastar de mal cheiros ou apenas uma sensação de alívio mesmo.
  4. Estímulo Mental e Físico: Se o gato não tem atividades suficientes ao longo do dia, ele pode recorrer aos zoomies, como uma maneira de se entreter.

Isso é Normal?

Sim! Esse é um comportamento absolutamente normal. Os zoomies são um comportamento completamente natural e saudável, e para que assiste até engraçado. No entanto, se eles acontecerem com muita frequência ou forem acompanhados de sinais de estresse, pode ser um indicativo de tédio ou ansiedade. Assim, o tutor deverá observar se o comportamento frenético se repete mais do que seria o normal, gerando algum desconforto ou estresse para o bichano.

Para equilibrar essa energia, é recomendável oferecer brinquedos interativos e momentos diários de brincadeira, ajudando seu gato a gastar energia represada de maneira controlada. Assim, ele continuará tendo seus zoomies, mas de maneira mais previsível e completamente saudável!

Você Também Poderá Gostar de Ler:

Fonte:PetMD